O que é seguro de vida em grupo? E qual a diferença entre Obrigatório e Opcional?

O seguro de vida em grupo, ao contrário do seguro de vida individual, é contratado para fazer parte de um grupo específico, podendo ser os funcionários de uma empresa, os associados de uma instituição, os clientes de um banco ou instituição financeira, os associados de um clube, etc. Ou seja, um grupo que se estabelece pré-existente ou anterior à celebração do contrato.

Que vantagens eles têm?

Essa contratação é muito mais rápida, uma vez que o grupo é identificado e no caso de funcionários de uma empresa ou instituição pública, entende-se que os indivíduos para seu ingresso foram aprovados em exames pré-ocupacionais ou de aptidão física e psicológica para desempenho no trabalho, tendo boa saúde para ser garantida. Além disso, o fato de existir um grupo de segurados reduz os custos administrativos e tendo os membros do grupo de idades diferentes, ou seja, jovens e adultos, pode ser estabelecido um prémio médio (pagamento da taxa do seguro) para que não seja insignificante à renda e caro antes da aposentadoria, pois no seguro individual que é mais chamado de terno sob medida para o segurado, o prêmio no início costuma ser econômico, que aumenta com o passar dos anos ou há um agravamento maior em risco de vida ou saúde.

Qual a diferença entre Seguro de Vida em Grupo Obrigatório e Seguro de Vida em Grupo Opcional ou Voluntário?

O Seguro Obrigatório de Vida Coletivo previsto na lei 14.984 cobre o risco de morte para todos os trabalhadores em relação de dependência, cujos empregadores estejam ou não obrigados ao Sistema Único de Segurança Social, cabendo aos empregadores o seu pagamento. 

No Seguro de Vida em Grupo Opcional ou Voluntário, o prêmio é pago pelo segurado, seja por desconto no patrimônio, desconto no extrato bancário ou débito no cartão de crédito. O tomador do seguro é o Empregador ou entidade financeira e o segurado é apenas um aderente, pelo que não pode negociar as condições do seguro como num seguro de vida individual.

Que cobertura eles têm?

O Seguro de Vida em Grupo tem como principal cobertura a morte do segurado, muitas vezes não só o proprietário está coberto, mas também o cônjuge ou companheiro. Eles também possuem cláusulas de cobertura adicionais que podem ser:

Invalidez total e permanente por doença.

Invalidez total e permanente por acidente.

Incapacidade parcial por acidente.

Doenças sérias.

Transplantes ou serviços médicos de alta complexidade.

Funeral

Estas coberturas existem porque a pessoa, em consequência destas circunstâncias, fica impedida de realizar tarefas remuneradas, quer de forma independente, quer em relação de 100% de dependência.

O objetivo do Seguro de Vida é que em caso de ausência repentina ou doença da pessoa, haja recursos para a solvência financeira de sua família.

O que devo prestar atenção ao adquirir este seguro?

Primeiro, tenha o desconto identificado, pois muitas vezes ele passa despercebido em recibos de salário, cartão de crédito e extratos bancários. Em seguida, solicite a entrega do Certificado Individual de Cobertura ao departamento de recursos humanos da empresa ou ao gerente de seguros do banco. Hoje, muitas seguradoras possuem essas informações em seu site por meio de senha e nome de usuário para acesso. Esta informação é de vital importância primeiro para ter o beneficiário atualizado na apólice, que é aquela que desejo que o seguro receba em caso de falecimento. Depois é importante conhecer o capital segurado e as coberturas adicionais e principais exclusões (que são as situações que o seguro não cobre).

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contacto